1.
Fazer pesquisa de mercado é bom.
Mas a pesquisa é o único elemento na hora de tomar uma decisão sobre lançar o negócio ou não? A resposta é sua. Leia a história a seguir e participe do quiz para tirarmos algumas conclusões juntos.
2.
mais uma empreitada.
Já era 2013 quando eu concluí a engenharia. Após 5 longos, quadrados e analíticos anos, eu tive um lampejo artístico e empreendedor, novamente acompanhado de minha amiga Samantha.
Explorando cenários musicais no eixo RJ-SP, vimos como era difícil acessar certos gêneros fora das capitais. Em Juiz de Fora/MG, cidade onde nos formamos, embora com porte médio e próxima à capital fluminense, já era difícil. Imagina em locais menores e mais distantes! As pessoas estão fadadas a seguir a moda que vem pelas ondas do rádio e da TV.
Chegando a essa brilhante conclusão, no alto de nossos 22 ou 23 anos de idade, tivemos a ideia:
e se pudéssemos criar um marketplace sobre jazz, que possibilite qualquer pessoa no Brasil a acessar materiais diversos sobre o assunto?
Genial.
3.
lição aprendida.
Desta vez, já tendo aprendido a lição dos cartões postais e dos negócios universitários, fomos a campo para uma pesquisa mais profunda. Fizemos um roteiro entre Rio e São Paulo para visitar, dentro de um mês, os principais locais especializados no tema.
Na internet, descobrimos alguns sites americanos e europeus que já faziam coisas parecidas. Eram lindos. Ficamos deslumbrados! Um deles prometia entregar em qualquer lugar do mundo. Tínhamos que ver se funcionava mesmo. Compramos um CD de Django Reinhardt, um guitarrista belga, figura icônica da história da música, precursor do gipsy jazz na França, na década de 1930. O disco chegou e nosso coração se encheu de alegria.
Nossa ideia ia ganhando forma enquanto começamos a visitar os tais locais especializados. Já havíamos mandando um e-mail para cada um, nos apresentando e pedindo uma agenda. Conseguimos em boa parte deles.
4.
materializando.
Batizamos a criança: ia se chamar Seu Tom. Compramos um domínio na internet! Naquele movimento clássico de quem está começando algo. É como comprar um terreno para construir depois.

Eis que chegamos a uma casa de jazz em São Paulo, localizada no Itaim, para falar com o dono. O nome era All of Jazz. Tínhamos interesse em fazer algum tipo de parceria. Ele nos pediu para esperar um pouco.
Quando enfim veio nos atender, fez um tour pela casa, explicou como funcionava e nos mostrou sua lojinha no segundo andar, com artigos que trazia frequentemente de Buenos Aires e Nova York.
5.
a voz do especialista.
Contamos a ele nossa ideia. Ele nos deu um banho de água fria. Disse que o jazz ia morrer. Que as pessoas só queriam ouvir sertanejo universitário. Que se queríamos ganhar dinheiro vendendo artigos musicais, o caminho não era esse.
Saímos de lá cabisbaixos. Matamos o projeto.
6.
dez anos depois.
No mês passado eu passei caminhando pela Rua João Cachoeira, no Itaim.
A All of Jazz ainda está lá. O Seu Tom, por sua vez, nunca saiu do papel.
Fim da história.
É provável que o grande valor destas anedotas esteja nas perguntas do quiz. Responda-as! Não se preocupe com certo e errado. Pense nas alternativas, coloque-se no lugar do empreendedor. As reflexões podem te ajudar a tomar decisões na vida real.
Temos 43 pessoas ativas na brincadeira. Claro, apesar de toda a didática envolvida, somos competitivos. Ranqueamos as pessoas de acordo com os pontos obtidos. As 3 vencedoras serão contempladas com sessões ao vivo que visam desenvolver suas ideias de negócios, independente do estágio em que se encontram.
Veja quem são os primeiros colocados na lista hoje:
🥇 #01: brunapet****@gmail.com | 110 pontos (segue na pole position)
🥈 #02: luciano@ang****.com | 100 pontos (ganhou uma posição)
🥈 #03: mfis****@gmail.com | 100 pontos (ganhou uma posição)
🥉#04: marcelinof****@gmail.com | 90 pontos (ganhou uma posição)
🍪 #05: heitorvm****@outlook.com | 70 pontos (pintou aqui pela primeira vez)
por fim…
Se está se perguntando o que estamos fazendo, de onde viemos e onde isso tudo vai chegar, fique por aqui. No dia 07/11 suas dúvidas serão esclarecidas.
Enquanto isso, compartilhe com alguém que está pensando se é hora de abrir um novo negócio ou não. Estas anedotas lhe serão úteis — e agradáveis. 😎
Um abraço,
Victor Sanacato
👏🏽👏🏽