1.
Quando temos uma nova ideia…
É bom ou ruim descobrir que alguém já teve ela antes? A resposta é sua. Leia a história a seguir e participe do quiz para tirarmos algumas conclusões juntos.
2.
a necessidade
Em 2011, após voltar daquela temporada de férias/trabalho nos States, eu comecei a morar sozinho. Que alegria, no início tudo era festa! Sem pai ou mãe por perto de segunda a segunda, eu me sentia o dono do mundo.

Até que começaram a surgir as primeiras dores. Lembre-se: eu era um daqueles garotos de classe média que nunca trabalharam na vida. Tampouco sabia me virar em casa, sempre tive tudo de mão beijada. Mas há professora melhor que a própria vida para ensinar as coisas importantes de uma rotina organizada? Jamais haverá.
Ali pela terceira ou quarta vez em que eu precisei resolver um problema doméstico, me dei conta que outras pessoas vivendo sozinhas pela primeira vez poderiam estar passando pelo mesmo. E fui descobrir como eles faziam para solucionar seus desafios sem o respaldo familiar por perto.
Pasmem: muita coisa era solucionada através daqueles murais que ficam nos corredores da universidade. Encanadores, faxineiras, serviços de reparo em geral. E mais: aluguel de quartos, divulgação de aulas particulares, venda de livros e cursos específicos. Eu passava por ali todos os dias e nunca tinha me dado conta de que todo um mercado existia através daqueles bilhetinhos de design duvidoso pregados na parede.
3.
a ideia
Eis que veio a ideia genial: e se eu levasse esse fluxo de serviços para um ambiente online?

4.
o business plan
Corri para casa e desenhei um belíssimo plano de negócios: meu site teria espaço para anunciar serviços, festas, compra e venda de produtos novos ou usados, tudo voltado para aquele mundinho universitário. Me senti ótimo com a ideia! Mostrei aos meus melhores amigos. Todos me deram parabéns pela iniciativa.
5.
o benchmarking
Chegava então a hora de começar a fazer a pesquisa de mercado. Numa simples pesquisa no Google eu encontrei um site que fazia exatamente a mesma coisa a cerca de 500km de mim. Frustração total. “Alguém já pensou nisso…”, murmurava em tom de lamento.
Diante de uma concorrência tão estabelecida eu simplesmente guardei aquelas folhas desenhadas com esmero numa pasta e segui a minha vida de universitário-padrão, pensando no primeiro emprego.

6.
a frustração
Anos depois, vasculhando pastas antigas, me deparei com essas folhas. A pergunta cruel foi inevitável: e se eu não tivesse desistido de primeira? O que teria sido da minha jornada?
Fim da história.
gostou?
Compartilhe com um(a) amigo(a) empreendedor(a) e desafie-o(a) a tirar um score maior que o seu no Quiz.
Temos 37 jogadores ativos em nossa jornada. Apenas os 3 melhores colocados terão a oportunidade de participar de sessões ao vivo conosco para desenvolverem suas ideias de negócio.
Ainda dá tempo de você participar, jogando as edições anteriores.
Aqui vai o ranking dos 5 melhores até o momento:
🥇 #01: brunapet****@gmail.com | 80 pontos
🥈 #02: lets.arru*****@gmail.com | 70 pontos
🥈 #03: luciano@ang****.com | 70 pontos
🥈 #04: mfis****@gmail.com | 70 pontos
🥉 #05: marcelinof****@gmail.com | 60 pontos
Será que essas posições se mantém até a semana que vem?!
Veremos!
por fim…
Se está se perguntando o que estamos fazendo, de onde viemos e onde isso tudo vai chegar, fique por aqui. No dia 07/11 suas dúvidas serão esclarecidas.
Um abraço,
Victor Sanacato
👏🏽👏🏽